30 dicas para arrasar na praia
E aí, dá para se garantir? Caso a resposta seja negativa, não se desespere, é possível colocar ordem na casa com força de vontade e determinação. Veja 30 dicas de beleza para chegar arrasadora ao verão.
ROSTO
Inclua três passos para deixar seu rosto saudável e jovem: limpar, tonificar e hidratar. Adote essa rotina simples de manhã e à noite, com uma diferença: de manhã, você aplica hidratante com filtro e, à noite, renova com cremes à base de alfa-hidroxiácidos.
Mantenha olhos e boca bem cuidados: afinal, a tendência é eles sofrerem muito com os abusos. Comece usando produtos para a área dos olhos de manhã e à noite. Eles suavizam olheiras e rugas, além de deixar a pele hidratada. Vale também adotar óculos escuros com fator de proteção solar (FPS). Em relação à boca, mantenha os lábios hidratados e prefira batom e gloss também com proteção contra os raios nocivos do sol.
Invista na gommage facial uma vez por semana: há cosméticos com essa finalidade, mas você também pode providenciar uma receita caseira simples, misturando sal marinho com creme hidratante. O ritual vai remover células mortas e impurezas acumuladas na superfície e deixar a face lisinha para a ação dos cremes.
Faça limpeza de pele sempre que necessário: cravinhos espalhados pela testa, nariz e queixo conferem um aspecto de desleixo. Nem pense em se arriscar na "espremeção" caseira, procure serviços de bons profissionais em clínicas estéticas ou dermatológicas.
Não saia de casa sem filtro solar: use fator de proteção (FPS) no mínimo 30 para o rosto e 15 para o corpo. Se quer ir tonalizando a pele do rosto também aos poucos, aplique auto-bronzeador facial seguindo rigorosamente as instruções da embalagem para não ganhar manchas. Mas, o uso de um produto não inviabiliza o emprego do outro.
CORPO
Ingira líquidos diariamente: beba, no mínimo, 1,5 litro de água filtrada ou mineral por dia. Ela é essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em funções vitais como o controle da temperatura corporal.
Mude seus hábitos alimentares: procure reduzir ao máximo a ingestão de itens engordativos e com calorias vazias, sem valor nutricional. Habitue-se a comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, carnes magras, peixe branco, frango sem pele e soja. Fontes de cálcio auxiliam no emagrecimento, segundo apontam estudos recentes. Ingerir uma salada antes do prato principal gera saciedade e faz comer menos. Como último recurso, se precisar, freqüente um grupo de emagrecimento ou consulte um nutricionista.
Recheie o cardápio com alimentos ricos em betacaroteno: ele acelera a síntese de vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Em outras palavras, faz a epiderme ganhar uma corzinha mais rapidamente. Mas, preste atenção: não é para dispensar o filtro solar, ok?
Troque o jantar por uma refeição líquida: o mais recomendado é que você consuma um prato de sopa de legumes e verduras. Porém, preste muita atenção para não consumir sal ou molho shoyo em exagero, já que esses temperos ajudam a reter líquido no corpo.
Fracione e valorize cada refeição: você precisa comer para emagrecer. Isso significa fracionar ao máximo as refeições, incluindo desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Em todas essas ocasiões, você vai se servir de pouca comida e com itens leves e saudáveis.
Inclua no cardápio frutas diuréticas: além de nutritivas, elas trazem outras vantagens como o melhor funcionamento do intestino e a eliminação de líquidos. Ameixa, morango, pêra e maçã com casca, por exemplo, possuem propriedades laxantes e são pouco calóricas.
Contrate um personal trainer: pelo menos por esses três meses de trabalho, de setembro a dezembro, período em que quer focar sua preparação para o verão. Ele irá analisar cada problema do seu corpo e elaborar uma planilha que contemple os entraves e leve em conta suas necessidades e seus objetivos.
Mude a rotina para queimar calorias: acostume-se a andar a pé o máximo que puder. Caminhar ajuda a afinar a silhueta enquanto lhe proporciona a chance de refletir sobre seus problemas.
Experimente uma atividade física nova: pode ser na academia ou fora dela, não importa. Isso vai dar um pique extra para mexer seu corpo. Dica: aulas de dança, como as de salão, são lúdicas, divertidas e queimam um batalhão de calorias de uma só vez.
Intensifique os exercícios: se já está malhando, veja se não é o caso de adquirir um treino específico para deixar seu corpo tinindo em pouco tempo. Caso seja sedentária, saia já desse marasmo.
Algumas informações para pensar: cremes anticelulite, com cafeína e chá verde, melhoram a aparência da epiderme e, de fato, minimizam o aspecto casca de laranja; a drenagem linfática, dependendo do metabolismo, reduz medidas em até 8 cm; simples sessões de ultra-som ou massagens lipolíticas combatem gordura localizada e celulite.
Hidrate a pele do corpo: para começar, escolha produtos específicos para seu tipo de pele. As normais pedem fórmulas leves, com mais água e menos óleo, enquanto as secas se dão bem com as à base de óleo ou uréia, que impedem a descamação. Já as mistas requerem formulações em gel ou gel-creme, suaves e facilmente absorvidas.
Transforme o banho em uma massagem: para fazer isso, basta uma esponja e disposição. Despeje sobre ela sabonete líquido (ou esfregue a versão em barra mesmo, se não tiver) e massageie no corpo todo, com movimentos circulares e ascendentes. Isso irá remover as células mortas e ativar a circulação sangüínea. Peles sensíveis ou ressecadas pedem esponjas de celulose, enquanto as oleosas vão bem com as vegetais. Quantas vezes por semana? Duas ou três.
Exfolie o corpo uma vez por semana: use um produto especial, que contém grânulos capazes de promover uma massagem vigorosa na superfície da pele. Esse processo traz alguns benefícios, como a renovação das células e a preparação da epiderme para os cosméticos que serão aplicados depois. O melhor horário para a gommage é após o banho, quando os poros estão mais abertos por causa do vapor do chuveiro.
Site: Terra Beleza