30.7.09
FIBRAS
Por considerar fundamental as fibras em nossa alimentação , principalmente nos dias de hoje onde notamos por parte das pessoas um total desconhecimento nutricional , dedico especialmente este capítulo às fibras . Seja por fatores culturais , por fatores monetários ou simplesmente por “não gostar” de determinadas comidas , uma grande parte das pessoas deixa de consumi-las .
As fibras são hidratos de carbono do tipo polissacarídeos que são compostos complexos resultantes da combinação de muitas unidades de açúcar simples , ou monossacarídeos. Elas são insolúveis em água e são classificados como não digeríveis .
Encontradas em muitos alimentos , as fibras ajudam a a diminuir os níveis de colesterol e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, beneficiando principalmente os portadores de colesterol elevado e diabéticos , ajudam a evitar o câncer do intestino grosso , prisão-de-ventre , hemorróidas , obesidade e muitos outros problemas. Alimentos com altos de teor de fibras passam pelo aparelho intestinal devido à ação peristáltica do canal alimentar , e levam com elas muitas substância tóxicas que do contrário ficariam aí alojadas .
As fibras alimentares agem sobre o peso das fezes . A ingestão de 100-170 gramas de fibras por dia provoca um trânsito intestinal de 30 horas ( peso 500 gr. ) . Já os americanos , ingerindo cerca de 20 gramas por dia , têm um trânsito de 48 horas e um peso menor que 100 gramas . Daí ser usada no tratamento da constipação intestinal , assim como em casos de diarréia , provocando a normalização do trânsito , já que o maior peso causa menor pressão da defecação com menos estresse inflingindo as paredes , daí diminuindo a incidência de formação de divertículos .
A digestão dos alimentos é beneficiada pelas fibras que alteram o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico .
A glicemia também se normaliza , já que a absorção se torna mais lenta .
Os metais tóxicos são eliminados porém os essenciais também podem sê-lo . Daí os riscos que uma dieta estritamente vegetariana pode causar em relação ao Zinco , que pode ser depletado pelas fibras ( este metal só é praticamente encontrado em fontes animais ) .
As fibras pouco solúveis tem ação menor ( farelo de aveia ) ; a fermentação das fibras produzem ácidos graxos de cadeia curta ( acético-propiônico-butírico ) que exercem proteção a parede intestinal inclusive inibindo a gênese do carcinoma intestinal .
Com a ingestão de fibras , a flora intestinal se torna predominantemente de lactobacilos , consequentemente , diminuindo a flora patogênica .
A prevenção da obesidade vem do fato que as fibras causam um aumento na mastigação melhorando o processo alimentar e com isso , aumentando a perda fecal de calorias , aumento da reação de enzimas digestivas , aumento da saciedade e melhora da tolerância à glicose . Se essas substâncias nocivas não são expulsas pelo corpo , resultam em doenças.
(Dr.Carlos Augusto)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.