![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicrrlJGMalMV44adzdFXv2rDvmw0xk-rEhUtT1U1OUkpuSEcYLLhCgYI5Y1ymqNHqhHKh2_hQaPrlIoIsURslCQxVi7Ze862mPEFPpKN_29-JwLOA4b_GP9DmN4MJh7D2mEsErSo4Bn9s/s400/fotos-moda-inverno-2009.jpg)
O óleo natural da pele é muito importante para proteger você do frio, da penetração na pele das bactérias, fungos, vírus, de poluentes do ar, do contato com alergenos como poeira, mofo e fibras de tecidos. Com as baixas temperaturas, as células que produzem a gordura da pele diminuem sua atividade, por isso a pele fica mais seca. Isto é agravado pelo uso de água quente e sabão, e banhos mais longos no inverno. Felizmente, com o apagão, este ano promete banhos de chuveiros mais frios e rápidos!
Devido a esta diminuição de gordura na pele, é muito comum o Prurido Hiemal, que é um prurido difuso que ocorre em pessoas idosas, ou pessoas de pele seca, ou pessoas de pele normal que nesta época fazem uso excessivo de banho quente e sabonete. É muito interessante porque às vezes o paciente acha que está com alguma alergia ou doença de pele, e apenas uma orientação sobre um banho rápido e hidratantes após banho causarão a cura destes pacientes.
Pessoas que já tiveram bronquite, asma ou rinite têm geralmente maior intolerância ao inverno, porque a pele deles já é geneticamente mais seca, então se agravará no inverno e ficará mais sujeito a coceiras, dermatites de contato alérgicas e infecções viróticas (principalmente o molusco contagioso).
No inverno, apesar da temperatura ser baixa, o ultra violeta do sol é às vezes até mais forte do que no verão, porque são dias normalmente muito claros, sem as nuvens no céu que vemos no verão e que normalmente filtram os raios solares. Um exemplo típico é de pessoas que queimam muito quando vão esquiar na neve. Para isso, é fundamental o uso de camadas fartas de filtros solares, que devem ser reaplicados durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.